A glicação é um dos mecanismos de envelhecimento da pele. Ela ocorre quando há excesso de glicose (açúcar) no organismo e essas moléculas se unem a proteínas como a elastina e o colágeno, prejudicando suas funções na pele.

Neste post vamos compreender os mecanismos que causam a glicação da pele, seus efeitos e qual a melhor abordagem para tratamentos e produtos de glicação avançada

Como ocorre a glicação na pele?

A pele glicada é a consequência do excesso de açúcar no sangue. Estes picos de glicose no organismo ocorrem quando consumidos alimentos ricos em açúcares ou na ingestão excessiva de carboidratos (que também se transformam em glicose após digeridos). O excesso de glicose no sangue resulta em aumento da glicose da derme.

As moléculas de glicose se unem a proteínas como a elastina e o colágeno, que atuam principalmente na elasticidade e sustentação da pele. Quando acontece essa ligação, essas proteínas perdem sua integridade, se deformam e, consequentemente, a pele glicada perde principalmente elasticidade, firmeza e se torna suscetível aos surgimento de rugas, linhas de expressão e à flacidez.

As proteínas glicadas são tão prejudiciais para o tecido cutâneo quanto os radicais-livres, que oxidam as células e as envelhecem rapidamente. 

É importante ressaltar que o excesso de glicose no sangue prejudica o funcionamento do organismo todo, podendo levar a doenças como as cardiovasculares e à diabete. 

O que é glicação na estética?

Na estética, a glicação da pele é um processo de degradação das suas proteínas de sustentação e elasticidade, causado pelo excesso de glicose. 

A glicose se liga a uma proteína e promove alteração na conformação estrutural, o que impede que essa proteína desempenhe seu papel, com prejuízo no funcionamento do tecido. Por exemplo, a fibra de colágeno glicada é deformada, adquire a cor amarelada e não é capaz de sustentar com eficiência o tecido cutâneo.

Este processo intensifica os sinais de envelhecimento precoce, como o surgimento de rugas, linhas, flacidez e opacidade da pele. 

Por isso, a pele glicada deve ser identificada e tratada com protocolos antienvelhecimento para inibir os efeitos indesejados na aparência dos pacientes.

Tratamentos e produtos de glicação avançada

O primeiro passo para combater a glicação avançada é orientar o paciente a procurar um médico para avaliar e controlar os níveis de glicose no sangue. O especialista também pode indicar um acompanhamento com um nutricionista para equilibrar a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico e carboidratos.

A boa notícia para os pacientes é que o tratamento da pele glicada pode ser feito com protocolos antienvelhecimento não invasivos e produtos antiglicantes.

Radiofrequência

A aplicação da radiofrequência na pele glicada aquece as camadas mais profundas da derme a temperatura aproximada de 40 °C. Este processo leva à retração das fibras de colágeno e, consequentemente, estimula a produção de novas fibras de colágeno e elastina.

Para o pós-tratamento imediato e cuidados prolongados em home care, o Tratamento Integrado Sérum Niacinamida 20% + Peptídio Pro-Colágeno atua como um poderoso antiglicante e deglicante para a pele. 

A Niacinamida impede a ligação da glicose com as fibras de colágeno e também desfaz essas ligações já existentes na pele glicada. Assim, as proteínas de sustentação da pele voltam a sua estrutura tridimensional natural, tornando a pele mais firme e elástica. 

Plasma estético

A aplicação de jatos de plasma, controlados e feitos com equipamentos adequados e perícia do profissional de estética, causa lesões microscópicas na pele que levam à renovação celular, estimulando a síntese de colágeno e elastina.

Importante: após as sessões de jato de plasma, é necessário evitar o uso de queratolíticos na pele recém-tratada e finalizar as aplicações com dermocosméticos profissionais regeneradores da pele como a Clean Solution Beta Calm – Máscara Pós-Procedimento, formulada para conforto e alívio, que restauram a barreira cutânea e a microbiota da pele com múltiplos ativos hidratantes.

Após a cicatrização completa da pele, o Concentrado Niacinamida 20% – Sérum Anti-idade conta com os ativos mais indicados para o cuidado home care e manutenção dos resultados, pois, além da ação antiligante e deglicante da Niacinamida (que impede a formação da glicação e reverte seus danos), também é um sérum tem alta tolerância para peles sensíveis e/ou sensibilizadas. 

Peeling químico

Não invasivos e eficientes para tratar a pele glicada, os peelings químicos promovem uma descamação controlada, removem as células mortas e aceleram a renovação celular, estimulando a produção de novas fibras de colágeno e elastina. 

Com o Kit de Peelings Especiais da ADCOS Profissional, você tem como aliados o Gluco Peel fase 1, Gluco Peel fase 2 e o Clarinfusion Clareador Integral que agem na aceleração da renovação celular, têm poderosa ação antiglicante, afinam a pele glicada e espessada, uniformizam a textura e tom da pele, clareia manchas, devolve a luminosidade e o viço, atenuam linhas de expressão e rugas, aumentam a elasticidade e a firmeza da pele. 

Fotoproteção

Nenhum protocolo antienvelhecimento e tratamento da glicação será eficiente sem que o paciente use sua proteção solar diária. 

Para isso, a ADCOS Profissional conta com uma linha completa de fotoproteção com diversas texturas e tonalidades que podem ser aplicados na finalização de seus protocolos, sempre conforme as necessidades da pele de cada cliente.

Fale com uma dermoconsultora ADCOS Profissional

Nossas especialistas estão à disposição para tirar qualquer dúvida sobre nossos dermocosméticos profissionais, suas interações, protocolos, processo de compra no site e demais informações que você precisa. Fale com nossas dermoconsultoras pelo WhatsApp.

Cadastre seu CNPJ em nosso site e tenha acesso a descontos e condições especiais para profissionais de estética. 

Add Your Comment